Tau Net e Agoras: Inovação que une Inteligência Artificial e economia de conhecimento

Estava estudando alguns projetos de Inteligência Artificial (IA) e um deles me chamou a atenção que é o Tau Net. Como não vi ninguém ainda falando sobre ele resolvi trazer algumas informações para o público brasileiro até como uma possível alternativa como um projeto para se especular dentro desta crescente área de IA.
O projeto Tau Net/Tau-Chain, acompanhado pelo token Agoras (AGRS), representa uma fusão inovadora entre a tecnologia de blockchain e inteligência artificial (IA), posicionando-se estrategicamente no emergente campo da economia do conhecimento. E para mim este é o grande diferencial e potencial do projeto: unir a área de IA como um outro mercado que só cresce que é a economia do conhecimento.

Por que a economia do conhecimento é importante?

A economia do conhecimento está em ascensão devido à crescente valorização de informações, habilidades e inovações intelectuais. Em um mundo cada vez mais digitalizado, o conhecimento torna-se uma commodity valiosa (cada vez mais podemos dizer que o conhecimento é o “novo petróleo” das empresas). Projetos que facilitem a comercialização e a troca de conhecimento estarão bem posicionados para capitalizar sobre esta tendência crescente, ao oferecer plataformas para compartilhar, valorizar e monetizar a propriedade intelectual.

A Tau-Chain e a economia do conhecimento

O Tau-Chain oferece um ecossistema onde conhecimento, habilidades e recursos podem ser trocados e eles prometem fazer isso de forma eficiente e segura. Isso inclui desde a partilha de insights e soluções inovadoras até a oferta de serviços de consultoria e expertise. Ao fornecer uma plataforma para essas transações, o Tau-Chain impulsiona a economia do conhecimento, incentivando a colaboração e o intercâmbio de ideias .

 Tau-Chain: procurando ser mais que somente uma blockchain

O Tau-Chain é, na sua essência, uma blockchain, mas com capacidades expandidas. Ela se diferencia por incorporar elementos de IA para melhorar a comunicação e tomada de decisão em sua rede. Esta abordagem combina a segurança e transparência da tecnologia blockchain com a eficiência e adaptabilidade da IA, criando um ambiente para a colaboração e desenvolvimento de software​​.

Ferramenta de desenvolvimento de software colaborativo Tau

A Tau-Chain oferece uma solução para o desenvolvimento de software colaborativo. Seus principais componentes incluem:

  • Desenvolvimento colaborativo: Permite a detecção em tempo real de acordos e desacordos no processo de desenvolvimento.
  • Linguagem Tau: Uma linguagem especializada para especificação de software, incluindo lógica temporal e descritiva.
  • Biblioteca de Análise Tau: Uma biblioteca de análise em C++ de nível industrial que capta eficientemente todas as ambiguidades.
  • TML: Uma variante do Datalog, com armazenamento de dados comprimido, otimizações e extensões​.

Tau Live

Trata-se de uma plataforma de troca de conhecimento baseada em videochamadas, onde os usuários podem compartilhar e ser pagos por seu conhecimento em Agoras (token da rede). O Tau Live não é uma plataforma comum de pagamento por expertise; ela utiliza a especificação de software e IA do Tau para proporcionar recursos extras, como vendas ao vivo de conhecimento, descoberta de especialistas e uma rede de confiança personalizada.

Moeda da rede: token Agoras (AGRS) e seus usos

O Agoras é utilizado para uma variedade de serviços dentro do ecossistema Tau-Chain. Este token que é a peça central na economia da Tau Chain, apresenta uma estrutura de tokenomics controlada pelo usuário, que facilita o comércio de produtos e serviços. ​Isso inclui a compra e venda de conhecimento e habilidades, transações para recursos computacionais e a facilitação de contratos inteligentes. O Agoras possibilita um mercado dinâmico onde os usuários podem oferecer e solicitar serviços baseados em conhecimento, desde consultorias especializadas até soluções de software personalizadas.

Comercialização de conhecimento e habilidades

A Tau-Chain permite aos usuários comercializar ativos intangíveis como conhecimento e habilidades. Isso significa que os indivíduos podem monetizar sua expertise, oferecendo-a a outros na plataforma. Da mesma forma, recursos como tempo de processamento computacional e soluções de software também podem ser comercializados, criando um mercado abrangente para uma ampla gama de ativos digitais e intelectuais.

Time do projeto Tau-Chain

O time por trás do Tau-Chain é composto por especialistas experientes em diversas áreas, incluindo desenvolvimento de software, matemática, IA, e mais:

  • Ohad Asor — Fundador e CTO: Desenvolvedor de software e matemático com foco em lógica, aprendizado de máquina, teoria da complexidade e redes descentralizadas.
  • Fola Adejumo — CEO: Especialista em startups com experiência em criação de produtos, fabricação global e desenvolvimento de marcas internacionais.
  • Karim Kaddeche — VP de Pesquisa e Desenvolvimento: Empreendedor serial e pioneiro em Serviços Baseados em Localização.
  • Prof. Enrico Franconi e Prof. Paweł Parys — Conselheiros Acadêmicos: Especialistas em representação de conhecimento, bases de dados e teoria da automação.
  • Dr. Marcos Cramer — Conselheiro Acadêmico: Focado na aplicação de métodos lógicos para modelar o raciocínio humano.

Tau-Chain e Agoras como investimento especulativo

A combinação do Tau-Chain com o token Agoras é, como eu disse, o grande diferencial e o que chamou minha atenção neste projeto, justamente por unir duas áreas bem importantes e que acredito estarão em alta nos próximos anos: Inteligência Artificial e economia do conhecimento. 

Com sua abordagem para a comercialização de conhecimento e habilidades e a integração de IA em uma plataforma blockchain, o Tau-Chain oferece um potencial de crescimento. Para investidores especulativos, este projeto representa uma oportunidade, dada a sua posição diferenciada em um mercado emergente e em rápida expansão. Com o crescimento contínuo da economia do conhecimento e a crescente valorização da inovação intelectual e colaboração digital, o Tau-Chain e o token Agoras têm o potencial de se tornarem elementos importantes nos próximos ciclos.

Compartilhe: