Estratégias DeFi com liquid staking e money legos

Os protocolos de liquid staking permitem que os usuários façam staking de tokens de blockchains proof-of-stake (PoS) e recebam em troca um token de staking líquido, que pode ser utilizado em outras aplicações DeFi.

Ao invés de fazer staking diretamente na blockchain, os usuários depositam seus tokens (ex: MATIC) em protocolos como o Stader (https://staderlabs.com). Em troca, recebem um token representativo do staking (ex: MaticX) de forma imediata e líquida.

Já as estratégias de money legos envolvem o uso combinado de múltiplos protocolos DeFi para construir posições mais complexas e potencialmente lucrativas. É como montar legos financeiros.

Os protocolos de liquid staking se integram perfeitamente nessas estratégias, servindo como um dos “legos” disponíveis. Os tokens de staking líquido como o MaticX podem ser plugados em outros protocolos para farming, empréstimos, alavancagem, etc.

Por exemplo, uma estratégia seria fazer staking de MATIC no Stader para gerar MaticX, depositar o MaticX no Aave (https://app.aave.com/) para ganhar juros e usar o MaticX como colateral para tomar emprestado outro ativo e utilizar esse ativo, por exemplo, em pools de liquidez. Por exemplo, a AAVE V3 na Polygon, aceita receber MaticX como colateral (MaticX pagando APY de cerca de 0.01%). Também é possível fornecer liquidez com MaticX no Balancer (https://app.balancer.fi/) para obter taxas.

Dessa forma, os protocolos de liquid staking abrem novas possibilidades de uso para os ativos que você faz staking, permitindo aos usuários capitalizar o potencial dos tokens no DeFi de maneira líquida e interoperável através de money legos.

Exemplo de estratégia (Stader + Balancer)

O Stader Labs é um dos principais protocolos de staking líquido na rede Polygon (no momento de escrita deste texto seu TVL é de cerca de 121 milhões de dólares, segundo o defillama – https://defillama.com/protocol/stader ). Ele permite que os usuários façam staking de tokens MATIC de forma líquida, ou seja, sem precisar bloquear seus tokens. Ao depositar MATIC no Stader, os usuários recebem tokens MaticX de volta, que são representativos do staking e podem ser utilizados em outras estratégias DeFi.

MATICX é um token que simboliza sua parte do pool total de MATIC depositado com a Stader. Quando você deposita MATIC no contrato inteligente da Stader, você recebe MATICX recém-criado, com base na taxa de câmbio no momento do staking. A taxa de câmbio representa o valor total do Stake Pool para cada MATICX em circulação. 

No lançamento, a taxa de câmbio do MATICX é inicializada como 1. Isso significa que, inicialmente, 1 MATICX é igual a 1 MATIC. A quantidade de tokens MATICX que você receberá é igual à quantidade de MATIC que você fez staking dividido pela taxa de câmbio. Por exemplo, se você fizer staking de 100 MATIC e a taxa de câmbio for 1, você receberá 100 MATICX. No momento da escrita deste texto, no site na Stader a taxa é a seguinte: 1 MaticX = 1.083566 Matic

O token MATICX é automaticamente associado? Sim, os contratos inteligentes da Stader associam automaticamente o MATICX à carteira do usuário sempre que ocorre um staking. Isso significa que os tokens MATICX que você recebe são diretamente creditados em sua carteira e representam sua participação no pool de staking de MATIC na Stader. 

O MaticX acumula os rendimentos do staking (atualmente a Stader está pagando 4.68% por ano), então com o tempo seu valor sobe em relação ao MATIC (é daí que vem os rendimentos desses protocolos de liquid staking). Isso significa que o MaticX pode ser utilizado em estratégias para gerar renda adicional.

O Balancer é um protocolo de exchange descentralizado (DEX) que permite aos usuários criar pools de liquidez personalizados com múltiplos tokens. Diferente de exchanges como Uniswap que só permitem pools com dois tokens, o Balancer possibilita pools com qualquer número de tokens na proporção desejada.

Uma possível estratégia de investimento utilizando o Balancer e o protocolo da Stader na rede Polygon envolveria fazer staking de tokens MATIC no protocolo Stader para gerar tokens MaticX, e então adicionar liquidez em uma pool no Balancer com o par MATIC/MaticX.

Para isso o investidor deveria:

  1. Fazer o stake de MATIC no Stader (Ao fazer isso, recebe-se de volta MaticX numa certa proporção. O MaticX representa o staking e acumula os rendimentos.)
  2. Adicionar MaticX + WMATIC em um pool de liquidez no Balancer (Isso fornece liquidez na forma de um par entre o token nativo MATIC e seu derivado de staking MaticX)
  3. Ganhar taxas da pool (Ao fornecer liquidez, são recebidos tokens LP representativos da posição na pool e uma taxa distribuída entre os LPs — neste momento de escrita do texto o APR está em 6.29%) . Embora o APR possa parecer baixo, ele é adicional ao rendimento que os usuários já estão recebendo do staking na Stader Labs.

Vantagens dessa estratégia:

  • Exposição limitada ao impermanent loss devido à correlação entre MATIC e MaticX
  • Ganhos com taxas da pool
  • Pode ser uma opção para aumentar os rendimentos do staking de MATIC de forma mais segura

Outras opções de estratégias

O MATICX é uma moeda versátil com uma ampla gama de aplicações dentro do ecossistema cripto. Ele pode ser usado em várias plataformas e serviços para aprimorar sua experiência DeFi. Além disso, MATICX estabeleceu inúmeras parcerias em diferentes setores do espaço DeFi para oferecer aos usuários ainda mais oportunidades.

Essas parcerias abrangem desde exchanges descentralizadas (DEXs), permitindo que você negocie e troque MATICX facilmente. Além disso, o MATICX está integrado a plataformas de empréstimo e Autocompounder, permitindo que você participe de yield farming e ganhe juros. É possível também explorar a automação de stake em alavancagem. Além disso, o MATICX tem conexões com plataformas para a criação de stablecoins e para negociação de opções.

Segundo a própria documentação da Stader Labs (https://www.staderlabs.com/docs-v1/) você pode usar o MATICX em outros protocolos. A lista de parceiros ativos incluem:

DEX : QuickSwap, Balancer, Meshswap, Dystopia
Lending / Borrowing: Aave, 0vix
Autocompounder: Beefy Finance
Leverage Staking Automation: Cian
Stablecoin Minting: QiDao
Options: Polysynth, DeltaTheta

Riscos

Como tudo no mundo das criptomoedas os riscos sempre estão presentes. No caso, os principais riscos mencionados para as estratégias na rede Polygon são:

  • Risco de Exploit: Vulnerabilidades ou falhas nos smart contracts dos protocolos utilizados, como Stader e Balancer, podem ser exploradas por hackers.
  • Risco de Mudança nas Recompensas: Os protocolos podem reduzir ou eliminar as recompensas de staking/farming oferecidas atualmente, afetando a rentabilidade.
  • Risco de Liquidez: Falta de liquidez nas pools pode resultar em perdas de capital na hora de sair da posição.
  • Risco de Preço: Volatilidade nos preços dos tokens envolvidos pode levar a impermanent loss nos pools de liquidez.
  • Risco de Contrato Inteligente: Bugs ou problemas nas lógicas dos smart contracts podem congelar fundos ou causar perdas.
  • Risco Regulatório: Regulações futuras podem impactar negativamente os protocolos DeFi.
  • Risco de Plataforma: Indisponibilidade ou congestionamento da rede Polygon pode dificultar o gerenciamento das posições.
  • Risco de Liquidação: Em estratégias alavancadas, um movimento adverso no preço pode levar à liquidação e perda do colateral.
  • Risco Técnico: Problemas técnicos nos protocolos ou carteiras podem resultar em perda de acesso aos fundos.
  • Risco de depeg do MaticX: Como o MaticX é lastreado “1:1” pelo MATIC staked no Stader, um problema no protocolo Stader poderia fazer com que o MaticX perdesse a paridade de preço com o MATIC. Isso afetaria estratégias envolvendo o par MATIC/MaticX.

Monitorar continuamente os riscos e gerenciá-los por meio da diversificação é essencial ao investir nessas estratégias DeFi.

Compartilhe: