Existem algumas formas de tornar o seu flip mais “seguro”. Escolher a coleção certa:
– Que tenha dado soldout.
– Supply não tão alto.
– Volume consistente.
– Listagens se mantendo ou diminuindo.
– De preferência com 0% royalties.
– Time confiável.
Muitas vezes isso se resume a surfar no hype do momento, e nos bons e velhos degens de vez em quando (Quem nunca?).
O primeiro passo é abrir a magically.gg no seu navegador. (É o que eu mais utilizo. Porém existem várias outras tools e mercados secundários que mostram os trends do momento e informações detalhadas, inclusive a Opensea Pro). Então procure por alguma coleção com um FP bom, e volume saudável.
O Floor price (FP) de uma coleção depende principalmente de 2 fatores: Oferta e demanda.
Ou seja, quanto mais escasso (menos listagens), e maior a demanda (volume) nos mercados secundários, mais sobe o seu FP. Se começar a ocorrer mais listagens do que vendas, o FP cai.
Então nossa estratégia irá se basear em observar esses dois fatores principalmente: Procure uma coleção confiável (após analisar o projeto como já foi ensinado aqui em outro artigo), e que esteja em certo hype de preferência, e observe o volume desta dentro de 24 horas e também em intervalos de tempos menores, assim como suas listanges.
(Esta técnica funciona melhor com coleções com FP acima de 0.1 se você está buscando um lucro considerável, pois estas coleções tem movimentos mais “consideráveis”, isso simplesmente porque 10% de lucro em 0.01 é 0,001 eth e 10% de lucro em 0.1 é 0.01 eth
Então vamos analisar a quantidade de vendas diárias e ver quantas vendas seriam necessárias para atingir o nosso alvo de 0.05 eth de lucro. Vamos utilizar aqui a coleção Steady Stack, que estava em um hype bem grande na época.
Podemos observervar alguns bons sinais:
– Vendas acima do FP.
– Vendas em tempo real ocorrendo enquando você analisa.
– 146 vendas diárias.
Observe o gráfico em threshold. Listagens diminuindo: Uma quantidade de listagens atual menos do que a quantidade de venda diária.
Aqui podemos ver que existem 73 listagens na faixa de 0.4 – 0.45, e muitas outras na faixa de 0.6. Isso significa que se temos um volume em média de 149 vendas por dia, e 73 listagens até o nosso objetivo, é bem possível que o objetivo seja alcançado, e ainda sobra margem para mais algumas listagens, caso o volume/hype se mantenha.
Comprando a 0.39 (floor), ou possivelmente com bids de 0.32 – 0.34. E listando a 0.45, teremos 0.06 de lucro. Claro, estou dando esse exemplo, porém sempre procure um bom ponto de entrada, como suportes, VWAP e etc.
Fatores para observar durante o seu flip:
Reveal: É comum ocorrer um dump após o reveal, isso porque a maior parte das pessoas irão ter NFTs sem os traços mais raros, e vão tentar se livrar deles o mais rápido possível. Observer a aceitação das pessoas em relação a arte. Se a arte é preguiçosa e sem criatividade, pule fora o mais rápido possível se o projeto não tem nada mais a te oferecer.
Mint price: Normalmente se forma um suporte no mesmo preço do preço do mint do NFT, isso não significa que não vá cair abaixo isso. Mas os projetos costumam optar por um mint pago por conta disso também. Então pegar com bids abaixo ou no mint price pode aumentar as suas chances de sucesso.
Gás (gwei): Se o gás sobe demais, o volume cai. Com isso algumas pessoas podem entrar em desespero e começar a listar cada vez mais baixo e levar a um panic selling, o que pode ser momentâneo, abrindo uma oportunidade, ou não, se o projeto não tiver realmente muito valor.
Fud (“Fear, Uncertainty and Doubt”): Acusações de roubo da arte, scam, entre outras coisas podem deixar os holders receosos sobre como isso afetará o preço, assim listando no floor o mais rápido possível. Fique de olho no twitter sobre o que falam sobre o projeto e acompanhe os comentários.
Listagens e relistagens a baixo do floor: Quanto mais listagens entre o FP atual e o seu alvo, mais volume precisará para dar conta. Se muitas pessoas (observar o movimento das baleias) começarem a relistar abaixo do floor aparentemente sem motivo, pode ser que estejam se antecipando a algo acontecendo por trás do cenário que vá causar um dump.
Volume: Tão importante quando observar as listagens, é observar o volume. Veja se a média de vendas se mantém, assim como hype do mercado, que normalmente é bem passageiro nos projetos que não oferem nada.
Considerações finais:
Não esqueça de colocar no seu planejamento as taxas de listagem com gás + royalties da venda.
Uma vez que a demanda diária é maior do que a oferta, existe uma boa chance de bater o nosso alvo.
Não leve o título tão a sério, nem todo dia está para flip. Há dias que o mercado está meio parado, principalmente se o gás estiver alto.
NUNCA aporte em um flip mais do que 25% de sua liquidez total.
Não seja ambicioso. Antes um na mão do que dois voando. Dê uma olhada onde as pessoas estão listando e liste um pouco abaixo disso para garantir um quick flip. Olhando as listagens podemos saber mais ou menos a expectativa das pessoas sobre o quanto o projeto pode se valorizar.